Durante o mês sagrado do Ramadan, as refeições assumem um papel central, não apenas fornecendo nutrição após um longo dia de jejum, mas também promovendo a comunhão e a gratidão. Entre as muitas delícias culinárias preparadas para o iftar, as sopas e os pães ocupam um lugar especial, oferecendo conforto e sustento aos fiéis. Neste artigo, mergulharemos em uma jornada culinária repleta de sabor e tradição, explorando 10 receitas cuidadosamente selecionadas: 5 sopas reconfortantes e 5 pães irresistíveis. Desde as clássicas sopas de lentilha e harira até os pães de pita macios e os deliciosos pãezinhos de queijo, cada receita é uma celebração da diversidade e da generosidade da culinária do Ramadan. Além disso, vamos aprender os princípios para preparar uma sopa suave e reconfortante que será o complemento perfeito para qualquer iftar.
Prepare-se para despertar seus sentidos e nutrir sua alma com essas incríveis criações culinárias, enquanto mergulhamos juntos nas tradições culinárias deste mês sagrado.
5 Receitas de Pão para o Ramadan Irresistíveis
1. Pita
Se você nunca fez pão antes, as instruções podem parecer longas e assustadoras. Mas tenha coragem. Este pão, depois de feito, pode ser feito do início ao fim em menos de uma hora
Ingredientes
6 xícaras de farinha (750 gr), pode ser uma mistura de farinha branca crua e integral; se você tiver acesso a farinha de pão (mais protéica), recomenda-se 1 colher de sopa (18 gr) de sal 2 xícaras (480 ml) de água 1 pacote (7 gr) de fermento (rápido ou seco ativo)
Modo de Preparo
- Esses pães são cozidos no fundo do forno. Certifique-se de que o piso do forno esteja limpo antes de começar! Os fornos elétricos e a gás funcionam, desde que as bobinas elétricas não fiquem expostas no piso do forno.
- Misture os ingredientes secos, incluindo o fermento de crescimento rápido, se for usar, em uma tigela grande.
- Junte a água de uma vez e misture bem para formar uma massa. Desenforme sobre uma superfície limpa e levemente enfarinhada (madeira ou mármore) e sove por um ou dois minutos.
- Cubra a massa e deixe descansar por alguns minutos, depois sove bem até ficar lisa e elástica, cerca de 5 a 10 minutos.
- Se acontecer de você ter uma batedeira com gancho para massa, certamente poderá usá-la.
- Divida a massa ao meio e meio novamente e depois divida cada quarto em 3 pedaços (12 no total).
- Aperte cada bola de massa no meio e role na mão para formar uma bola lisa. Cubra as bolas de massa à medida que as prepara
- . Quando todas as bolas estiverem formadas, comece a estendê-las.
- Pré-aqueça o forno a 350 F/180 C, aproximadamente e remova todas as prateleiras ou bandejas.
- Prepare uma bandeja com um pano limpo por perto.
- Abra a massa em círculos com espessura entre 1/8 e 1/4 de polegada (0,3 a 0,6 cm). À medida que for fazendo, deixe-os descansar em cima do pano usado para cobrir os outros pães; se você trabalhar rapidamente, não precisará cobrir os círculos enquanto rola.
- Depois de ter 3 ou 4 (a maioria dos fornos acomoda pelo menos 3), você pode começar a assar.
- Com os círculos de massa de um lado, abra a porta do forno.
- Pegue um círculo na palma da outra mão e vire-o no chão do forno.
- Se você estiver hesitante em fazer isso, coloque os círculos de massa em um prato no fogão, pegue um círculo com as duas mãos e coloque-o no chão do forno.
- Faça o mesmo com os outros dois e feche o forno. Comece a enrolar as outras bolas de massa em círculos.
- Após 2 ou 3 minutos, verifique o pão no forno, deve estar completamente inchado.
- Se tiver, vire com cuidado e cozinhe por mais um ou dois minutos, retire do forno e coloque na bandeja coberta com pano.
- Dobre o pano para manter o pão aquecido. Continue como antes até que todo o pão esteja assado.
- Você provavelmente se queimará com o vapor que escapa do pão tufado – use luvas, se quiser.
- Melhor consumido fresco, mas conserva-se por alguns dias se bem embrulhado.
- O pão amanhecido pode ser usado para fazer chips pita para fattouche (ver receita) e petiscos com queijo ou molhos. Rende 12 pitas.
2. Harcha – Pão de Café da Manhã Marroquino com Especiarias Indianas
Ingredientes
1 xícara (175 gr) de farinha de sêmola fina 1 colher de chá (3,5 gr) de fermento em pó 1 colher de chá de açúcar (5 gr), qualquer tipo 1,5 colher de chá (7,5 gr) de sal 1 colher de chá (2 gr) ) semente preta 1 colher de chá (2 gr) de sementes de erva-doce 4 colheres de sopa (48 gr) de manteiga amolecida ou óleo Cerca de 1/3 xícara (80 ml) de leite (ou substituto não lácteo) 2 colheres de sopa (20 gr) de sêmola grossa, se desejar.
Modo de Preparo
- Misture todos os ingredientes secos em uma tigela.
- Adicione a manteiga amolecida e misture bem com os dedos até obter uma consistência arenosa. Se a sua manteiga não estiver macia, corte-a em pedaços bem pequenos e trabalhe-a, o calor das suas mãos ajudará a derreter.
- Junte o leite para fazer uma massa macia que dê certo; pode brilhar um pouco, mas não será líquido.
- Deixe descansar por cerca de 10 minutos.
- Com as mãos levemente untadas com óleo, faça bolinhas (esta receita rendeu 7) e alise na palma da mão em discos com cerca de 1/8 a 1/4 de polegada de espessura. Eles serão frágeis.
- Aqueça uma frigideira ou frigideira antiaderente ou bem temperada. Você pode pincelar levemente com óleo, mas não é necessário.
- Coloque os discos delicadamente na panela aquecida e abaixe.
- Polvilhe o topo com a semolina grossa.
- Cozinhe por cerca de 5 minutos e vire delicadamente com uma espátula. Cozinhe por mais 3-5 minutos.
- Pincele com um pouco de manteiga e sirva. Você pode comê-los com mel ou apenas com manteiga.
3. Batbout
Batbout é um pão marroquino muito semelhante aos muffins ingleses. Forma um bolso natural e pode ser usado de forma semelhante ao pão sírio, embora tenha mais “mie”, a parte interna macia do pão.
Ingredientes
2 xícaras (250 gr) de farinha 1 xícara (175 gr) de farinha de sêmola 1 colher de sopa (15 gr) de açúcar mascavo 1 colher de chá (6 gr) de sal 2 colheres de sopa (30 ml) de azeite 1 pacote de fermento de crescimento rápido 1,5 xícaras (375 ml) ) água morna
Modo de Preparo
Embora este seja um pão tradicional marroquino, aqui é usado o método sem amassar, que permite deixar a massa descansar por um longo período. Se estiver usando fermento seco ativo em vez de fermento de crescimento rápido, dissolva o fermento em uma pequena quantidade de água morna com uma colher pequena de açúcar e adicione-o ao restante da água antes de continuar.
- Misture os ingredientes secos, incluindo o fermento de crescimento rápido, se for usar.
- Se quiser preparar e assar imediatamente, adicione apenas 1 xícara (240 ml) de água em vez da quantidade total e amasse por pelo menos 10 minutos até ficar homogêneo antes de deixar crescer, depois proceda da mesma forma abaixo.
- Adicione a água e o óleo de uma só vez e mexa bem para misturar. A massa ficará molhada.
- Cubra e deixe crescer por cerca de 2 horas (a massa vai subir e descer).
- Leve à geleira em um recipiente com o dobro do tamanho da massa (para permitir que cresça ainda mais) até a hora de usar.
- Você pode deixar a massa na geladeira por até dois dias. Cerca de 2 horas antes de assar, retire a massa da geleira e coloque-a sobre uma superfície enfarinhada.
- Sove a massa brevemente para alisar e divida em seis pedaços. Forme uma bola com cada pedaço.
- Quando toda a massa estiver formada, abra cada pedaço em um círculo, com cerca de 1/4 de polegada de espessura.
- Coloque sobre um pedaço de pergaminho ou filme plástico enfarinhado e deixe descansar, coberto, até dobrar de volume, cerca de 1,5 a 2 horas.
- Quando a massa crescer, aqueça uma panela pequena, mais ou menos do mesmo tamanho do pão, em fogo médio-baixo.
- Transfira com cuidado uma rodada e cozinhe em fogo baixo por cerca de dois a três minutos, até dourar levemente, depois vire e cozinhe o outro lado.
- A massa vai inchar um pouco e terá um bolso interno.
- Mantenha-o aquecido enquanto cozinha o resto.
Fica bem com manteiga ou manteiga e mel.
4. Gougeres – Folhados de Queijo
Esta é a receita de folhados de nata, uma massa excelente, fácil de fazer e extremamente versátil. Sem queijo e com um pouco de açúcar adicionado pode ser utilizado em sobremesas, recheado com gelado ou creme de pasteleiro ou chantilly e servido com calda de chocolate (profiteroles) ou gelado (éclairs). Também podem ser recheados com salgados (cream cheese com ervas, por exemplo) e usados como aperitivos. Simples, combinam bem com uma tigela de sopa.
Ingredientes
1/2 xícara (125 ml) de água 58 gr de manteiga 1/2 xícara (65 gr) de farinha crua 2 ovos grandes (ou 2 médios e 1 clara se não tiver ovos grandes ) 90 gr de cheddar extra picante ou outro queijo picante seco 1 colher de chá de alecrim picado ou outras ervas que você gosta Pitada de sal 1/4 colher de chá (0,25 gr) de pimenta branca moída 1/8 colher de chá (uma pitada) de noz-moscada ralada
Modo de Preparo
- Pré-aqueça o forno a 400 F/200 C. Em uma panela pequena, leve água para ferver com manteiga, sal e pimenta.
- Quando a manteiga derreter, acrescente a farinha de uma só vez e mexa vigorosamente.
- A mistura vai virar uma massa que se solta das laterais da assadeira, mexa mais um minuto em fogo baixo e retire do fogão.
- Rale a noz-moscada e acrescente o alecrim picado.
- Espere alguns minutos para que a mistura esfrie um pouco antes de adicionar os ovos, para que não cozinhem na massa quente. Junte os ovos, um de cada vez. A mistura vai parecer que está desmoronando, mas continue batendo, ela vai se unir.
- Certifique-se de que o ovo esteja totalmente incorporado antes de adicionar o próximo. No final a massa ficará pegajosa.
- Junte tudo, exceto algumas colheres de sopa de queijo. Se você tiver um saco de confeitar, pode transferir a massa para ele, usando uma ponta de 1/2 polegada, e fazer montinhos um pouco maiores que uma colher de sopa.
- Caso contrário, coloque os montinhos com uma colher de sopa em uma assadeira forrada com papel manteiga.
- Asse por cerca de 20-30 minutos, até dourar e estufar – o fundo também ficará dourado. Se preferir mais secos, retire do forno após cerca de 25 minutos e pique-os na lateral com uma faca afiada, depois volte ao forno por alguns minutos.
Faz 20-24 bolinhos dependendo do tamanho, melhor consumido no mesmo dia (é improvável que durem mais).
5. Beghrir
Tradicionalmente consumido com uma calda de manteiga e mel, na qual as panquecas são mergulhadas ainda quentes e empilhadas ou enroladas antes de servir.
Ingredientes
1 xícara (175 gr) de farinha de sêmola fina 1/2 xícara (65 gr) de farinha branca crua 3/4 colher de chá (3,75 gr) de sal 3/4 colher de chá (3,75 gr) de açúcar 1,5 colher de chá (7,5 gr) de fermento em pó 1,5 xícara (375 ml) de água 1 xícara (240 ml) de leite 1 pacote (7 gr) de fermento de crescimento rápido
Modo de Preparo
- Se você não conseguir encontrar fermento de crescimento rápido, dissolva 1 pacote de fermento seco ativo em 1/4 xícara de água morna com um colher de chá de açúcar antes de adicionar ao resto dos ingredientes.
- Adicione o líquido e depois os ingredientes secos (incluindo fermento de crescimento rápido, se estiver usando) ao liquidificador (ou em uma tigela grande, se não estiver usando o liquidificador) e bata/misture até ficar completamente homogêneo.
- Despeje em uma tigela grande e tampe.
- Deixe crescer até dobrar e formar espuma, cerca de 30 minutos a uma hora.
- Aqueça uma frigideira pequena antiaderente ou de ferro fundido bem temperada em fogo médio.
- Adicione uma pequena concha de massa, ela deve espalhar formando um círculo fino, se não adicionar um pouco de água à massa.
- Cozinhe em fogo baixo a médio (se o fundo dourar, abaixe o fogo). A panqueca cozinha apenas de um lado.
- Deve formar pequenos orifícios em toda a superfície, cozinhe até que a superfície não apresente mais manchas molhadas. O fundo deve ser dourado claro.
- Retire para um prato e continue. Se você tiver uma frigideira ou várias panelas pequenas, isso será mais rápido.
Se não estiverem cobertos com calda, eles ficarão empilhados por um ou dois dias (não empilhe até que esfriem completamente). Eles podem então ser servidos levando-os à temperatura ambiente e mergulhando-os em uma calda quente de manteiga e mel para aquecê-los. A massa pode ser guardada na geleira por mais ou menos um dia. Bom para café da manhã ou sobremesa.
3 Princípios para uma Sopa Suave
1. Ingredientes de base | 6-8 xícaras (1,5 a 2 l) de água ou caldo 1-2 cebolas 2-3 dentes de alho 1,5 a 2 xícaras (175-250 gr) de leguminosas (lentilhas) / grãos (arroz, trigo, cevada) 2 libras / 1 kg de matéria vegetal – verduras, cenouras, batatas, abóbora, batata doce, raízes tomates – 1 lata inteira ou cortada em cubos, ou 2-3 médios frescos, de preferência descascados e cortados em cubos (opcional) pequena quantidade de óleo ervas e temperos conforme desejado |
2. Ingredientes para enriquecer | Leite de coco, leite, creme ou iogurte – não mais que 2 xícaras / 480 ml (menos de creme) |
3. Tenha um modo de preparo | i. Lavar, aparar e cortar tudo legumes em cubos de 1 polegada/3 cm. ii. Enxágue as lentilhas/grãos, mas faça-o apenas antes de adicioná-las, para que não se amontoem enquanto espera. iii. Aqueça o óleo em uma panela de sopa de 3 litros ou maior. iv. Refogue a cebola e o alho em fogo médio por 5-10 minutos, até ficarem macios. v. Adicione especiarias e ervas secas e cozinhe por 1 minuto. vi. Adicione os tomates se usar. Cozinhe por mais um minuto. vii. Adicione vegetais/grãos/leguminosas e caldo. Deixe ferver e abaixe o fogo para médio. Cozinhe até que os vegetais/grãos/leguminosas estejam macios, cerca de 20-30 minutos. vii. Adicione água/caldo se necessário. Misture usando um liquidificador. ix. Se estiver usando um liquidificador, não encha mais do que a metade e tenha cuidado, pois misturar líquidos quentes em alta velocidade pode fazer com que a parte superior do liquidificador se solte, queimando você e fazendo bagunça. x. Comece na velocidade mais lenta e mantenha a mão firme na parte superior do liquidificador. Retorne a sopa à panela, experimente e ajuste os temperos. xi. Adicione quaisquer enriquecimentos de leite se estiver usando e aqueça brevemente. (Se usar leite de coco, acrescente o caldo e reduza a quantidade de caldo na mesma quantidade). O caldo de legumes pode ser caseiro ou podem ser usados cubos de caldo de legumes – tente encontrar orgânico. Se você não tiver nenhum deles, basta substituir por sal. |
5 Receitas de Sopas Reconfortantes para o Ramadan
1. Sopa Turca Multigrãos Com Menta
Uma sopa recheada que fica boa o ano todo.
Ingredientes
2 colheres de sopa (30 ml) de azeite 1 cebola média picada 2 dentes de alho picados finamente 1/2 xícara (90 gr) de lentilhas vermelhas, lavadas e escorridas 1/4 xícara (45 gr) de bulgur de grão fino, lavado e escorrido 1 /4 xícara (45 gr) de arroz lavado e escorrido 1/2 xícara (125 ml) de tomate picado, fresco ou enlatado 6 xícaras (1,5 l) de caldo de legumes (pode usar 3 cubos de caldo de legumes de boa qualidade) 1 colher de sopa (6 gr) cominho em pó 1 colher de chá (2 gr) de páprica doce 1/2 colher de chá (1 gr) de páprica defumada 1/2 colher de chá (1 gr) de pimenta caiena (opcional) 1 colher de sopa de hortelã seca (2 gr) ou fresca picada (5 gr) Sal para gosto Enfeite de pimenta: 2 colheres de sopa (28 gr) de manteiga ou azeite 1 colher de chá (0,75 gr) de hortelã seca 1 colher de chá (2,5 gr) de pimenta de Aleppo ou pimenta em flocos
Modo de Preparo
- Aqueça o óleo ou a manteiga em uma panela de sopa (2 a 3 qt/ litro de capacidade) e adicione a cebola picada.
- Cozinhe por alguns minutos em fogo médio. Adicione o alho e refogue por um minuto.
- Enquanto isso, coloque as lentilhas, o arroz e o bulgur em uma tigela e adicione água; agite a água para enxaguar os grãos e escorra com uma peneira fina.
- Se você não tiver uma peneira muito fina e estiver usando o bulgur de grão fino, pule a lavagem do bulgur, pois corre o risco de perdê-lo pela peneira ao enxaguar.
- Adicione os tomates em cubos, as lentilhas escorridas, o arroz e o bulgur para a panela junto com o caldo de legumes (ou água e cubos de caldo) e leve para ferver.
- Reduza para ferver e cozinhe até as lentilhas ficarem macias, cerca de 30 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco.
- Use um liquidificador para fazer purê ou despeje em um liquidificador em partes e pulse para misturar – se você usar um liquidificador, não encha mais do que a metade e tenha cuidado porque misturar líquidos quentes em alta velocidade pode fazer com que a parte superior do liquidificador estourar, queimando você e fazendo uma bagunça. comece na velocidade mais lenta e mantenha a mão firme na parte superior do liquidificador.
- Volte para a panela.
- Adicione água se estiver muito grosso e ajuste o tempero. Quando estiver pronto para servir, derreta a manteiga ou o óleo em uma panela pequena, adicione a hortelã seca e a pimenta de Aleppo, mexa para misturar e regue com a sopa.
- Pode ser feito sem o liquidificador, mas não ficará tão homogêneo. Sirva com rodelas de limão.
Substituições – sem glúten – use apenas arroz em vez de bulgur. Tanto o arroz quanto o bulgur acrescentam à sopa uma qualidade viscosa que falta se você não usar pelo menos um deles. Você também pode substituir os frescos por uma pequena lata de tomates, se os frescos não estiverem disponíveis. Nota sobre os tomates – você pode tirar a pele dos tomates, se quiser, fervendo um pouco de água em uma panela pequena e colocando os tomates, com a flor voltada para baixo, por cerca de 1-2 minutos. Retire para uma tigela com água fria. A pele deve sair facilmente. Isso evitará pequenos pedaços de pele na sopa pronta.
2. Sopa Sorrel
Esta é uma sopa azeda que fica bem quente ou fria.
Ingredientes
2 alhos-porós grandes (cerca de 250-300 gr), bem lavados, picados grosseiramente, utilizando as partes brancas e verdes interiores; descarte as verduras duras externas 2 batatas médias (cerca de 400 gr) no total, cortadas em pedaços médios 1 cebola grande (250 gr) picada aproximadamente 3 dentes de alho picados Sumo de 1 limão Cacho de azeda (100-200 gr), quanto mais melhor Espinafre (200 gr) ou 1/2 pacote de espinafre congelado 6 xícaras (1,5 l) de caldo de legumes ou água e 2-3 cubos de caldo de legumes 1/4 colher de chá (0,25 gr) de pimenta branca 1/8 colher de chá (pitada) moída noz-moscada Pitada de bicarbonato de sódio 2 colheres de sopa (30 ml) de azeite ou vegetal Creme de leite ou creme de leite para enfeitar, algumas colheres (opcional)
Modo de Preparo
- Em uma panela de 2 litros, em fogo médio, refogue a cebola por um minuto e depois adicione o alho-poró picado e mexa bem.
- Cozinhe em fogo médio até que o alho-poró e a cebola murchem, mas não dourem, cerca de 5-7 minutos.
- Adicione as batatas e mexa para misturar.
- Adicione quatro xícaras de água, sal, pimenta e noz-moscada e deixe ferver.
- Cozinhe por cerca de 20 minutos em fogo médio, até que o alho-poró e as batatas estejam macios. Deixe esfriar um pouco. Junte a azeda e uma pitada de bicarbonato de sódio.
- A azeda ficará com uma cor verde acinzentada desagradável quando cozida.
- Adicionar o espinafre no último minuto com o sumo de limão vai melhorar a cor e também a nutrição.
- Agora coloque a sopa em pequenas quantidades no liquidificador, adicionando um punhado de folhas de espinafre ou um pouco de espinafre congelado à sopa a cada lote.
- Não encha mais do que a metade e tenha cuidado, pois misturar líquidos quentes em alta velocidade pode fazer com que a parte superior do liquidificador se solte, queimando você e fazendo bagunça.
- Comece na velocidade mais lenta e mantenha a mão firme na parte superior do liquidificador.
- Despeje em outro recipiente e repita até terminar. Ajuste o tempero, adicionando sumo de limão se necessário.
- Reaqueça delicadamente e sirva com um bocado de creme de leite ou um pouco de creme de leite, se desejar.
- Se você não tiver liquidificador, ainda pode fazer a sopa; nesse caso, corte os legumes o mais pequeno que puder e corte a azeda e o espinafre em fatias finas.
Substituições – se você não tiver azeda disponível, mas houver outra folha azeda em sua localidade, experimente. Caso contrário, substitua por mais espinafre e suco de limão a gosto. A sopa deve ser azeda, mas não excessivamente azeda.
3. Sopa de cenoura e gengibre
Ingredientes
2 colheres de sopa (30 ml) de óleo 1 lb (450 gr) de cenoura 1 cebola média 2 dentes de alho (100 gr) de gengibre 1 xícara (240 ml) de sumo de laranja fresco 1 colher de chá de sal (6 gr) ou a gosto 1 a 1,5 colher de chá (2-3 gr) de garam masala (mistura de temperos indianos)
Modo de Preparo
- Pique a cebola e o alho e pique o gengibre.
- Aqueça o azeite em uma panela de 2 litros e adicione a cebola picada e o alho.
- Refogue por alguns minutos, até começar a amolecer.
- Adicione o gengibre e as cenouras e refogue por mais um minuto. Adicione o garam masala e o sal e mexa por um minuto.
- Em seguida adicione o suco de laranja e 3 xícaras de água e deixe ferver. Cozinhe até que as cenouras estejam macias.
- Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador ou no liquidificador até ficar homogêneo.
- Se você usar um liquidificador, não se esqueça de fazer isso em pequenas quantidades para evitar queimaduras causadas pela explosão de recipientes!
- Pode ser necessário adicionar um pouco de água se as cenouras demorarem muito para cozinhar.
- Ajuste o tempero e sirva. Se você não tiver liquidificador, corte todos os vegetais o mais fino possível.
4. Sopa de abobrinha e coco
Ingredientes
450 gr de abobrinha, amarela ou verde (pode usar abóbora ou outra abóbora também) 1 cebola média 2 colheres de sopa (30 ml) de azeite 1 colher de sopa (10 gr) de gengibre picado 3-4 pedaços inteiros anis estrelado 1 colher de chá (6 gr) de sal 1 a 2 colheres de chá (2-4 gr) Cinco especiarias chinesas, dependendo do frescor da especiaria (ou uma mistura de canela, pimenta e anis estrelado ou anis em pó) 1 xícara (240 ml) ) leite de coco Guarnição: 1 colher de sopa (15 ml) de óleo Algumas folhas de curry Uma colher de sopa (6 gr) de sementes de erva-doce
Modo de Preparo
- Pique a cebola e o gengibre.
- Fatie a abobrinha ou corte outra abóbora em cubos de 2 cm (3/4 de polegada).
- Aqueça o óleo em uma panela de 2 litros e adicione a cebola e o gengibre.
- Refogue alguns minutos, até a cebola amolecer.
- Adicione a abobrinha e o anis estrelado e refogue por mais um ou dois minutos, depois adicione cinco temperos e mexa por um minuto.
- Adicione 3 xícaras (720 ml) de água e sal, deixe ferver e cozinhe em fogo médio até a abobrinha ficar macia.
- Deixe esfriar um pouco, retire todo o anis estrelado e descarte, depois bata a sopa no liquidificador (em pequenas quantidades para que a parte superior do liquidificador não saia) ou no liquidificador até ficar homogêneo.
- Volte à panela, se estiver usando o liquidificador, e acrescente o leite de coco.
- Deixe ferver e retire do fogo. Ajuste o tempero.
- Enfeite – prepare folhas de erva-doce e curry.
- Em uma frigideira pequena, aqueça o óleo até brilhar, acrescente as sementes de erva-doce e assim que as sementes começarem a dourar acrescente as folhas de curry, que vão estourar e espirrar. Eles vão cozinhar em cerca de 20 segundos, então esteja pronto para retirar a panela do fogo.
- Despeje o conteúdo em uma tigela pequena e coloque algumas folhas e sementes em cada tigela ou xícara de sopa antes de servir.
5. Sopa de Aipo com Gremolata
Ingredientes
2 colheres de sopa (30 ml) de azeite 900 gr – 1 kg de raiz de aipo 8 talos grandes de aipo, cerca de 8 onças (225 gr) 2 cebolas grandes, cerca de 1 lb (450 gr) 1 chalota 1-2 colheres de sopa (6-12 gr) de ervas de Provence Sal a gosto, cerca de 1,5 colher de chá (7 gr) 1/2 colher de chá (1 gr) de pimenta preta Gremolata: 2 colheres de sopa (5 gr) de salsinha, apenas folhas, picada Casca ralada de um limão 2 dentes de alho pequenos picados 3 colheres de sopa (45 ml) de azeite
Modo de Preparo
- Misture todos os ingredientes da gremolata e reserve. Corte bem a raiz de aipo, retirando toda a casca.
- Pique em pedaços de 1/2 polegada (1 cm). Remova todas as partes fibrosas do meio.
- Lave e corte os talos de aipo em pedaços de tamanhos semelhantes.
- Descasque e pique a cebola e a cebola.
- Aqueça o óleo em uma panela de pelo menos 3 litros.
- Adicione a cebola, a cebola e o aipo e refogue até murchar, cerca de cinco minutos.
- Adicione a raiz de aipo e as ervas da Provença, sal e pimenta e mexa bem.
- Em seguida, adicione cerca de 4 xícaras (1 l) de água.
- Deixe ferver e cozinhe até que todos os vegetais estejam macios, adicionando água se necessário para manter os vegetais levemente cobertos. O tempo varia de acordo com a raiz de aipo.
- Deixe esfriar um pouco. Se a raiz do aipo estiver macia e sem madeira, pode-se bater a sopa imediatamente, tomando cuidado para não encher demais o liquidificador para evitar queimaduras.
- Se a raiz do aipo tiver partes lenhosas (como pode acontecer ocasionalmente), passe os sólidos da sopa em um moinho de alimentos, se tiver um, e depois misture.
- Se não tiver moinho de alimentos, bata a sopa e passe por uma peneira para retirar os pedaços lenhosos e duros de fibra.
- A sopa deve então ficar lisa.
- Reaqueça delicadamente, ajuste o tempero e sirva com uma colher de gremolata regada em cada tigela.
Recent Posts
Quando se trata de preparar frango, encontrar o equilíbrio certo de temperos é essencial para garantir um prato saboroso e bem temperado. O sal desempenha um papel fundamental no realce do sabor do...
17 Receitas de Molhos para acompanhar Frango Grelhado para Churrasco
Frango grelhado para churrasco é um pratos clássico e delicioso, mas pode ficar ainda melhor com o acompanhamento certo. Os molhos são uma ótima maneira de adicionar sabor, humidade e...