Salsa, manjericão, tomilho, orégano. As ervas aromáticas sempre encontram seu lugar no prato, mas você ainda precisa tê-las em casa! A menos que você tenha um jardim onde possa colhê-las quando precisar, as ervas aromáticas que você compra comercialmente não duram muito. Leva apenas alguns dias para que comecem a murchar. A solução para manter as ervas aromáticas por mais tempo ? Congelando! Explicaremos como proceder.
Todas as ervas aromáticas podem ser congeladas no entanto, algumas são mais difíceis do que outras: este é particularmente o caso das ervas com baixo teor de água, como o tomilho, a sálvia ou o alecrim, que são melhor armazenadas secas do que no congelador.
Salsa , manjericão , cebolinha e até mesmo coentro são as ervas aromáticas que congelam melhor. Elas podem ser armazenadas por um ano no congelador.
PRECAUÇÕES A TOMAR ANTES DE CONGELAR ERVAS AROMÁTICAS
Antes de começar a congelar ervas aromáticas , duas etapas são essenciais. Isso envolve lavar e enxaguar suas plantas. Passe-os bem sob água e depois absorva a humidade restante com papel absorvente.
Se você congelar as ervas aromáticas ainda molhadas, saiba que as folhas tendem a estragar-se. Além disso, para congelar idealmente suas ervas aromáticas , certifique-se de separar cada variedade para evitar que seus sabores se misturem.
5 MÉTODOS PARA CONGELAR ERVAS AROMÁTICAS
Método para Congelar | Descrição | Duração |
Em um saco para congelador | É simples, lave as ervas, seque-as com papel absorvente e coloque-as em um saco para congelador/ um saco plástico ou uma jarra de vidro. Não hesite em cortá-los previamente para poder levar a quantidade que necessita. O congelamento funciona muito bem para a maioria das ervas aromáticas ( manjericão, tomilho, estragão, louro, sálvia), sem qualquer preparação especial. | Você só precisa ter cuidado para não misturar diferentes tipos de ervas no mesmo saco. As ervas duram até um ano! |
Em uma forma de cubos de gelo | Para a cebolinha, os coentros, hortelã, manjericão, coentro e a salsa, temos um método bastante original mas que preserva bem a sua textura e frescura. Lave-os, depois corte-os finamente e coloque-os na bandeja de cubos de gelo. Cubra com água fria e congele! Isto é muito conveniente porque pode levar uma pequena quantidade de ervas sempre que precisar usar. Para descongelá-los, basta dissolvê-los em água! | As ervas duram até um ano. |
Em uma geleira | Você pode guardar ervas finas na geladeira, em um copo com até um quarto de água para manter as raízes e folhas bem frescas. | Seu sabor e aparência permanecem intactos por uma semana a 10 dias. |
Em azeite | Eles devem ser limpos e secos antes de serem mergulhados em uma jarra de óleo . | As ervas duram 4 meses e, de bônus, têm um óleo aromatizado. |
Em sal marinho | Conservar ervas aromáticas em sal marinho é um verdadeiro 2 em 1: tempere com sal e com as ervas, enquanto dá gosto aos seus pratos. Não se esqueça que as ervas substituem o sal; utilize esta mistura com moderação. Escolha as ervas da sua preferência e triture com sal grosso. Dessa forma, vai ter um sal cheio de sabor para usar ou temperar o que quiser.Se tiver grandes quantidades, pode também secá-las e depois triturar. Para isso, embrulhe-as em papel vegetal, e leve ao forno no máximo até 100º C. Quando estiverem quebradiças, pode retirar. Deixe arrefecer e triture, guarde num frasco de vidro com tampa | Com validade de pelo menos 3 semanas! |
5 Formas de Fazer Uso das Ervas Aromáticas na Cozinha
1. Cubos de gelo de ervas aromáticas
Usar ervas aromáticas para fazer cubos de gelo tem múltiplas vantagens! Isso já permite que sejam guardados por mais tempo e evita que murchem antes que tenhamos tempo de usá-los.
Para fazer cubos de gelo de ervas aromáticas basta colocar:
- Uma folha de hortelã, uma folha de manjericão, um pequeno pedaço de raminho de tomilho ou qualquer outra coisa em uma bandeja de cubos de gelo, cobri-la com água (para os cubos de gelo, cubos de gelo com sabor que irão para bebidas) ou óleo (para cubos de gelo aromatizados que vão para pratos), e pronto!
Depois cabe-nos usar os nossos cubos de gelo aromatizados como quisermos: um cubo de gelo de menta para refrescar uma limonada de verão, um cubo de gelo de pesto para energizar uma receita de massa.
2. Sal de cozinha aromatizado
O sal é um condimento de mesa que usamos todos os dias (com moderação se nos preocupamos com a nossa saúde cardiovascular, aliás). Mas para turbinar um pouco o nosso saleiro, e se decorarmos um pouco os nossos cristais de sal com ervas aromáticas?
Para isso, devemos usar ervas secas de nossa escolha, que iremos misturar e depois misturar com flor de sal (colocando sempre o dobro do peso das ervas aromáticas no sal, por exemplo 100 gramas de sal por 50 gramas de ervas) .
3. Chás de ervas saudáveis
Não é segredo: as ervas aromáticas trazem muitos benefícios à saúde; a hortelã e o alecrim promovem a digestão, a lavanda relaxa e acalma os nervos, o manjericão e a salsa tem poder diurético, o orégano acalma tosses leves e o tomilho é um anti-séptico conhecido por curar a gripe.
Então, no caso de pequenos problemas de saúde, porque não pedir aos nossos amigos ervas aromáticas que usaremos em infusão? Coloque 2 colheres de chá de ervas em água fervente por 10 minutos e desfrute.
4. Óleo marinado
No azeite previamente aquecido a 90°C, basta pegar numa garrafa de vidro, colocar nela as ervas aromáticas (muito secas) da sua preferência esperamos cerca de 1 mês até que o óleo absorva totalmente os sabores das ervas e pronto.
O óleo assim aromatizado fará maravilhas em saladas, marinadas ou para realçar peixes!
5. Personalizar manteiga
A manteiga é um produto que tende a absorver rapidamente os odores de outros alimentos. Bem, e se aproveitarmos para temperá-lo com ervas como coentro, salsa, estragão ou até cebolinha?
Para fazer isso é muito simples. Vamos pegar um pouco de manteiga, aquecer por 10 segundos no micro-ondas para que amoleça e mexer com um garfo. A ideia é obter uma manteiga macia, como a manteiga amolecida.
Assim que a consistência ficar parecida com creme, misture as ervas secas com a manteiga e coloque de volta na geleira e pronto.
Referências
Como conservar ervas aromáticas. Pingo Doce
5 Formas de Conservar Ervas Aromáticas. Random Cath.
Como usar ervas aromáticas. Pingo Doce.
Recent Posts
Quando se trata de preparar frango, encontrar o equilíbrio certo de temperos é essencial para garantir um prato saboroso e bem temperado. O sal desempenha um papel fundamental no realce do sabor do...
17 Receitas de Molhos para acompanhar Frango Grelhado para Churrasco
Frango grelhado para churrasco é um pratos clássico e delicioso, mas pode ficar ainda melhor com o acompanhamento certo. Os molhos são uma ótima maneira de adicionar sabor, humidade e...